top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Fique a Par:

A verdade sobre o caso Harry Quebert, de Joël Dicker



A verdade sobre o caso Harry Quebert é a história de um livro. Um livro que inspirou um aluno universitário; registrou uma história de amor; glorificou a carreira de um escritor. E, como se não bastasse, foi o responsável por reviver um assassinato que ocorrera há trinta e três anos, na cidade de Aurora, em New Hampshire.

Marcus Goldman se vê diante de um impasse: o bloqueio criativo. Com o agente o pressionando para entregar seu novo romance, Goldman resolve buscar ajuda com seu mentor e grande amigo, Harry Quebert. Ele vai então ao seu encontro na cidade de Aurora, em New Hampshire, e lá, ao lado do amigo, busca inspiração para escrever. A hospitalidade e os conselhos de seu amigo não são, porém, suficientes para que as letras apareçam no papel em branco que persegue o jovem escritor.

O prazo imposto pelo grande diretor da editora que publicaria seu livro começa a se esgotar e os telefonemas intermitentes começam a apavorar Goldman. Até que um deles ordena que ele ligue, imediatamente, a televisão. Nesse momento, Goldman descobre que Harry Quebert havia sido preso, pois encontraram o corpo de uma jovem, desaparecida há trinta e três anos, enterrado em seu jardim. Essa descoberta desperta em Goldman uma nova responsabilidade: provar a inocência de seu amigo. A partir de então, ele inicia uma investigação que se desenrolará durante todo o livro.

Confesso que o romance me parecia mais um roteiro de filme hollywoodiano e que não demorou muito para eu dar um palpite certeiro sobre o responsável pelo crime, mas, mesmo assim, conforme os mistérios iam se resolvendo, eu ficava cada vez mais espantada com a VERDADE sobre o caso Harry Quebert. Eu super recomendo a leitura deste livro para quem quer ficar noites sem dormir. Tanto pela sordidez de algumas cenas, como pela complexidade da trama.

Mas se a investigação é o assunto que se desenrolará pelo livro, porque disse eu que o romance de Dicker é a história de um livro? Ora, se eu contasse todos os mistérios, não seria um romance de suspense, não é mesmo?

Esta resenha não conta nem 1% da história do livro, mas isso é porque pretendo que o caso investigado seja surpreendente para vocês, tal como foi para mim. O que posso dizer é que Joël Dicker nos proporciona uma experiência literária incrível entremeada por um suspense que deixa o leitor sem fôlego até a última página. Já a construção das personagens não é lá essas coisas, algumas delas deixam muito a desejar.

Um conselho para a leitura? Preste atenção em cada palavra. Um bom mistério se resolve assim. E não deixe passar nenhum detalhe sequer sem explicação.

Vou lançar um desafio: assim que iniciar a leitura e tiver um assassino em mente, tente criar hipóteses sobre a razão do crime. Pode acreditar que de todas as possibilidades do mundo, nenhuma que eu elaborei chegou perto do que acontece no fim. E olha que eu adivinhei quem era o responsável pelo crime! Vamos ver se vocês conseguem... Só não vale ler as últimas páginas! ;)

Dicas de preço:

Para quem gosta de livro novo: Melhor preço, no dia 13 de outubro de 2016, na Amazon: R$28,90.

Para quem quer investir em um livro usado: Melhor preço, no dia 13 de outubro de 2016, Estante Virtual (Sebo Livreiros Insanos (RJ)): R$ 8, 90

Para quem quer a versão digital sem pagar nada:

E...é assim A verdade sobre o caso Harry Quebert.

bottom of page