top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Fique a Par:

Pulseira de Macramê


Olá, pessoinhas! Tudo bem?

Hoje vamos ter um post um pouco diferente aqui no blog. Vocês aprenderão a fazer uma pulseira de macramê, daquelas que a gente vê na praia e em feirinhas de artesanato. Afinal, como boa aluna de humanas que sou, é sempre bom ter uma habilidade para vender minha arte na praia someday.

Antes de começarmos com o passo-a-passo, quero dizer que o que vocês lerão são os passos básicos para a produção da pulseira. Teremos outros posts em que haverá dicas para aperfeiçoar sua pulseira, tais como fecho e decorações de miçangas. Por enquanto, é importante aprender a fazer a pulseira em si. Mais para frente, pretendo ensiná-los a fazer outros estilos de pulseira, com outro tipo de linha.

Bem, vamos lá!


Algumas dúvidas antes de começar:


1. Qual a linha que devo usar e onde a encontro?

Bem, para fazer a pulseira vocês vão precisar ir a um armarinho, onde normalmente encontram-se todos os tipos de linhas para essas atividades manuais. Essa linha, em especial, é um pouco mais grossa e pode ser encerada ou não. Quando eu a compro, peço sempre à vendedora a linha de macramê e nunca tive problemas em encontrá-la. É importante que ao comprar, você prefira a linha sem ser encerada, porque ela é mais fácil de trabalhar.

2. Posso usar outras linhas?

Pode, mas o resultado não será o mesmo. Linhas mais duras e mais finas permitem que a sua pulseira fique mais delicada.

3. Qual o comprimento necessário para fazer uma pulseira?

Ele é variável e eu vou ensinar a medir o tamanho ideal para você, mas, na hora de comprar, peça cerca de um metro ou dois, pois assim será possível utilizar a linha em várias pulseiras e eu garanto: depois que você faz a primeira, dá vontade de ter um monte.


Passo 1: O tamanho ideal e a escolha das linhas.

Você irá trabalhar com três linhas, mas a sua pulseira poderá ter no máximo duas cores, por isso, selecione duas cores ou, se você preferir uma pulseira monocromática, pegue apenas uma. No exemplo a seguir, usaremos três cores para ilustrar o processo. A azul será a linha do meio e as outras duas serão as linhas cruzadas.


A medição se dá da seguinte maneira: pegue qualquer uma das linhas e coloque-a ao redor de seu pulso fazendo um círculo e marcando o tamanho da circunferência.

Solte a linha e a estique, de maneira que você tenha a medida do comprimento do seu pulso. Você irá dobrar essa medida três vezes. Ao final, você terá quatro comprimentos do seu pulso na linha final.

Aumente esse comprimento por cerca de 4cm para ter a garantia do espaço para amarrar a pulseira no início e no fim. Corte e use essa primeira linha como base para selecionar o comprimento das outras duas. Se você optar por duas cores, a terceira linha pode ser da cor que você desejar, pois ela quase não aparece no resultado final. Com as três linhas em mãos, amarre-as, dando um espaço de 2cm antes do nó.


Passo 2: Onde trabalhar e como organizar as linhas?

Bem, com as linhas em mãos você vai ter que procurar um lugar em que você possa deixar preso o conjunto de linhas. Quando eu comecei, eu fazia sempre sentada no chão com as linhas presas debaixo do pé da cama ou de uma mesa. Ainda acho essa a melhor opção para deixar a pulseira impecável, mas não é a posição mais confortável para se trabalhar, por isso, você pode sentar em uma mesa, com a superfície lisa e usar um vaso ou algo assim para deixar suas linhas bem presas. Esse transtorno todo é porque a linha do meio precisa estar muito esticada durante todo o processo e não tem como fazer isso sem deixar as três linhas presas.

Com as linhas bem presas, separe-as bem, porque você terá de seguir uma ordem de cruzamento e é importante começar com as linhas separadas.

Obs: Na foto, as linhas não estão presas para facilitar a captura da imagem, mas elas devem estar presas no espaço antes do nó em um vaso ou objeto pesado. É muito importante prendê-las.

Passo 3: Cruzando, cantando e vendo a magia acontecer.

Primeiro ligue uma ótima música, porque esse processo exige tempo e muito trabalho repetitivo e você precisa estar disposto. Agora vamos lá:


Pegue a linha da esquerda e cruze-a por cima da linha do meio formando um quatro.


Pegue a linha da direita e estique-a por cima da linha da esquerda.

Entre a linha do meio e a linha da esquerda, formou-se um X. A linha da direita irá passar por baixo desse X.

Depois de passar toda a linha por BAIXO do X, segure as pontas das duas linhas e, com a linha do meio BEM esticada, vá dando o nó até que ele fique bem firme. O primeiro nó é sempre meio feinho, mas depois melhora.

Agora você fará o processo inverso. A linha da direita passará por cima da linha do meio formando um quatro.

A linha da esquerda, em seguida, ficará esticada por cima da linha da direita.

Formou-se o X. Passe então a linha da esquerda por baixo do X.

Puxe as pontas até formar o nó.

E fim dos dois primeiros nós. Eles geralmente ficam assim:

E no final...

Vocês vão notar que dá para usar a pulseira dos dois lados. Basta escolher um dos dois e usá-la.

Com o tempo, vocês vão perceber qual o tamanho ideal para fazer as suas pulseiras e não haverá tanto desperdício de linha. Vocês vão perceber também que da linha do meio sobrou um grande pedaço. Eu sempre prefiro usar uma linha grande para ficar mais fácil de prender e reaproveitá-la depois, mas você pode cortar a linha do meio mais curta que ela não vai faltar.

E...é assim que se faz uma pulseira de macramê :D

bottom of page