top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Fique a Par:

Brush calligraphy


Escrita gótica

Oi, gente! Hoje o post é muito especial, porque

eu vou contar um pouquinho para vocês sobre uma das minhas paixões: caligrafia. Tudo começou com um livrinho bem antigo que eu herdei do meu avô que era pintor de iluminuras. Nesse livro, tem o passo-a-passo para escrever vários tipos de letras e eu me encantei pelo estilo de escrita gótica. Em dezembro de 2015, eu ganhei de presente uma pena e, depois de comprar o nanquim, comecei a praticar a escrita.


Daí em diante comecei a pesquisar mais sobre essa arte e descobri a técnica de caligrafia com brush pens, muito usadas na personalização de planners e bullet journals, por exemplo. Elas são assim chamadas, porque sua ponta se assemelha à ponta de um pincel. A minha marca preferida é a Tombow, porque suas brush pens têm a características de possuir duas pontas: a ponta de pincel e outra ponta porosa como a das canetas hidrográficas. As duals brush pens têm, portanto, a combinação perfeita para elaborar letras com contrastes entre traços finos e grossos.


Minhas primeiras letras com brush pen

Apesar de já ter aprendido um pouco a trabalhar com a pena e o nanquim, tive de reaprender a escrever com as brush pens. Isso porque elas são muito delicadas e exigem até uma maneira correta de segurar a caneta. Para isso, segui todo o tutorial de um site que eu recomendo muito, chamado Pieces Calligraphy (https://piecescalligraphy.com/learn/) . Ele está em inglês, mas é super didático.

Conjunto de canetas- preço de R$ 400

Além da Pieces Calligraphy, há outra página que eu sigo nas redes sociais chamada Dawn Nicole Designs. Lá eu procuro inspiração para combinar cores e estilizar as letras. Vale a pena conferir neste link. Além disso, se você quiser receber links interessantes sobre caligrafia e tutoriais sobre como desenhar cada tipo de letra, é possível se cadastrar na lista de emails dela. Eu já estou cadastrada há mais ou menos um ano e acho incrível o conteúdo disponibilizado.


Aqui ao lado vocês veem a foto de um conjunto de canetas de uma marca que eu também recomendo: a Koi, cujas canetas são relativamente mais baratas aqui no Brasil. Para se ter uma ideia da ordem de grandeza do preço, o conjunto de 48 cores da brush pen da Koi está em torno de R$ 400.


Bem, o post de hoje foi só para deixar um gostinho do que vem por aí. Mais para frente, quem sabe, eu posso até montar um pequeno tutorial dos primeiros passos.





E...é assim que é a maravilhosa brush calligraphy.

bottom of page