top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Fique a Par:

Serra Gaúcha: Um ícone turístico além dos clichês

Olá, pessoinhas! Hoje temos um post colaborativo. Minha irmã, que está estudando jornalismo, escreveu essa matéria incrível sobre Gramado e, já que estamos quase entrando no período de férias escolares, resolvi compartilhar com vocês. Quem sabe não há alguém indo pra lá em busca de dicas ou alguém que planeja ir algum dia. Bem, de qualquer forma, ficam as dicas maravilhosas escritas pela futura jornalista da minha família. :)

Serra Gaúcha: Um ícone turístico além dos clichês

Com apenas 35 mil habitantes, Gramado torna-se muito maior no período das férias, chegando a receber mais de 280 mil pessoas. Por ser uma típica cidade turística sua infraestrutura já é preparada para acolher todos os visitantes. A equipe da Ícaro foi conferir o que acontece para que a procura seja tão grande, e constatou que a cidade é muito mais do que apenas a capital do chocolate.

Viajamos para lá no mês de julho quando os termômetros marcavam temperaturas abaixo de zero, e ainda pudemos presenciar uma quase imperceptível neve. Por causa disso, a cidade estava lotada, o que explica a nossa dificuldade de reservar um hotel. Optamos por uma singela pousada localizada em Canela, considerada uma irmã da central Gramado. Ela se chama Jardim Azul, um lugar familiar, retirado do centro e que preza pelo bem-estar de seus hóspedes.

A cidade fica a 10 min de Gramado e apesar de também possuir certa badalação, torna-se mais agradável para aqueles que buscam ter dias mais tranquilos. Seu principal atrativo turístico é a Catedral de Pedra situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.

Um passeio imperdível pouco conhecido pelos turistas é a fábrica de velas artesanais Flâmmi Mundo Da Vela, lá são produzidos mais de 400 tipos de velas, feitas há mais de 20 anos, utilizando uma técnica inédita no Brasil, as velas são esculpidas ao vivo em uma cena que impressiona. Este trabalho, que leva apenas 3 minutos, tem como resultado uma produção criativa e colorida.

Devido às baixas temperaturas, nosso organismo começa a pedir comida em um curto intervalo de tempo, por isso, prepare-se para gastar com alimentação. A grande maioria das casas de chocolate, oferece um espaço para os clientes sentarem, degustarem e gastarem com as delicias que elas oferecem. Uma dica da nossa equipe é o delicioso chá de maçã disponível na cafeteria e chocolateria Lugano, localizada no centro de Gramado. O chá é feito lá mesmo, e consegue acalentar mesmo aqueles mais friorentos. Caso ele não dê conta, o chocolate quente tradicional da região, também é uma boa pedida.

Desfrutar de um fondue também deve ser considerado obrigatório. As casas que disponibilizam esse tipo de serviço são variadas, mas os preços não são muito atrativos. Na maioria das vezes os visitantes optam pelo rodizio que serve de 3 a 4 pessoas e é apresentado na seguinte ordem: queijo, carne e chocolate. Prepare-se para comer bastante neste dia e desfrute o máximo possível, pois acredite, quando a viagem acabar, será uma das comidas que você mais sentirá falta. As opções gastronômicas não param por aí. Também recomendamos que experimente o galeto, um prato típico da região. Confira sugestões de restaurantes no final do post.

Para o público infantil, a cidade oferece uma série de parques temáticos. Entre eles, o Mini Mundo, um parque ao ar livre formado por réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, ricas em detalhes e únicas, baseadas em seus respectivos projetos originais. Juntas, elas constituem uma cidade em miniatura, animada por milhares de mini habitantes, onde tudo é 24 vezes menor do que a realidade. Esse passeio agrada tanto os mais novos quanto os mais velhos, e conta com local para alimentação, lojas temáticas e espaço infantil.

Para passear com a família, indicamos o Lago Negro, um lugar que surgiu por causa de um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região. O idealizador Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores imensas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido. O Parque tem toda a infraestrutura que garante comodidade aos visitantes. No Parador Lago Negro é possível almoçar com vista para o Lago, tomar um café, saborear um sorvete e até ver como se prepara "ao vivo" o famoso chocolate de Gramado

A região possui inúmeras outras atrações, no entanto, não podemos deixar de falar da incrível Snowland. Um complexo onde é possível brincar na neve. Isso mesmo. Trata-se do primeiro parque de neve indoor das Américas. A sensação de realizar uma guerra de bolas de neve no Brasil, é indescritível. O parque recebe centenas de pessoas durante a alta temporada, e apesar das filas absurdas e do preço um pouco alto, vale a pena o investimento. Recomendamos que chegue cedo, e fique lá durante um dia inteiro, só assim poderá aproveitar todas as atrações. Para nossos repórteres, a melhor delas é a pista de patinação no gelo, uma das melhores do país. Onde vez por outra é possível assistir apresentação de patinadoras olímpicas e ainda observar a performance de semiprofissionais que vão até a Serra Gaúcha, só para conhecer essa pista.

Gramado é um destino que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida. Lá é possível encontrar cachoeiras, neve, chocolates e ainda uma gastronomia deliciosa. Esperamos que vocês tenham sentido um pouquinho do que foi essa viagem e recomendamos fortemente que vocês deem uma chance para esse ícone turístico.

Para comer bem:

No lanche:

Braziliano Café & Bistrô

R. Paul Harris, 55 - Sala 8 - Centro, Canela - RS, 95680-000

Destaque para as taças decoradas com chocolate e os cafés muito bem servidos.

Caracol Chocolates – Canela

R. Borges de Medeiros, 706 - loja 01 - Centro, Canela - RS, 95670-000

Delicioso chocolate quente. Peça com um pão de queijo e no final deguste os bombons

Mundo de Chocolate Lugano

Av. Borges de Medeiros, 2497 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Aproveite a seleção de chás, você não irá se arrepender.

No almoço:

Galeteria Nanoma

Av. José Luiz Correa Pinto, 198 - São José, Canela - RS, 95680-000

Galeto bem temperado e saboroso capeletti in brodo.

Lá em Casa

Av. José Luiz Correa Pinto, 346 - Centro, Canela - RS, 95680-000

Ótima buffet e excelente feijoada.

Vale Quanto Pesa

R. São Pedro, 401 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Buffet variado com churrasco, além de pizzas artesanais, em espaço aconchegante com clima familiar e varanda.

Per Voi

Av das Hortensias 1511 sala 2 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Rodízio e cardápio de comida italiana, incluindo frangos assados e massas diversas, em ambiente aconchegante.

No jantar:

St Gallen Restaurant

Av. das Hortênsias, 1122 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Rodízio e à la carte de fondues variados de queijo, carnes e frutas, além de frutos do mar e clima romântico.

Fritz Haus

Av. Borges de Medeiros, 2727 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Diversas cervejas especiais, além de joelho de porco, chucrute e salsichas, em espaço alemão aconchegante.

Magnolia Cine Gastro Bar

Rua Dona Carlinda, 255 - Centro, Canela - RS, 95680-000

Gastronomia contemporânea, brunch e drinques em casarão com decoração retrô, mini cinema, DJs e área infantil.

E... é assim que são as dicas para conhecer Gramado

bottom of page