top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Fique a Par:

Documentários para refletir sobre

Sabe aqueles documentários que você adiciona na sua lista do Netflix mas nunca assiste porque sempre dá preferência à séries? Então, sou uma pessoa dessas rs porém nessas férias decidi assistir pelo menos alguns e gostaria de recomendar à vocês. Os documentários os quais eu vou falar a seguir nos fazem parar para pensar muito sobre o nosso estilo de vida e a nossa mentalidade no dia-a-dia.

A Plastic Ocean (2016)

Tempo de duração: 1h40

Como o nome já diz, o documentário mostra o impacto que o nosso consumo de plástico no dia-a-dia causa nos oceanos. Sendo uma pessoa que sempre se preocupou com ecologia e meio ambiente desde pequena eu sempre parei para pensar na quantidade de lixo que nós produzimos diariamente e tentei dar um destino adequado ao meu lixo sempre que possível, reutilizando as embalagens quando possível ou encaminhando para a reciclagem. Percebi que mesmo que tenhamos consciência da nossa produção de lixo, é fácil esquecer o impacto que isso causa no meio ambiente e precisamos nos policiar para tomar atitudes mais sustentáveis em nosso dia-a-dia. Eu fiquei absolutamente chocada com o que o documentário mostra, especialmente em como isso se reflete na vida marinha.

Trailer do filme (em inglês apenas, não achei legendado)

India's Daugther (2015)

Tempo de duração: 57min

Esse é um documentário que estava na minha lista há mais de 1 ano e nunca criava coragem para assistir porque ele é bem pesado, mesmo não sendo muito longo.

O filme conta a história do estupro brutal da jovem estudante de medicina Jyoti Singh no final do ano de 2012, o qual resultou em sua morte. Esse caso foi bárbaro e teve grande repercussão internacional na mídia. A garota foi estuprada por 6 homens em um ônibus e seu amigo que a acompanhava foi espancado violentamente. Ambos ficaram gravemente feridos e infelizmente a jovem veio a falecer dos ferimentos.

O documentário mostra a visão dos estupradores ao falar com eles sobre o caso, a angústia da família e também o modo como a polícia local lidou com o caso.

Assistir esse filme agora me chocou ainda mais do que na época em que eu vi a notícia. O que é mais difícil de acreditar é a visão machista e a forma como as mulheres são tratadas, não apenas na Índia como em vários países do mundo. É difícil para mim pensar que algo assim aconteceu há apenas 6 anos atrás. Nós achamos que não precisamos parar para discutir sobre o feminismo mas ele é muito importante. Apesar do filme focar nesse único caso e contar a sua história, ele também aborda como é a realidade das mulheres no mundo e o que mudou na Índia após os protestos clamando por justiça logo após a morte da jovem.

Trailer do filme (em inglês apenas, não achei legendado):

E...é assim que são esses dois documentários provocantes para vocês assistirem

Gostaram dos filmes? Deixem aqui nos comentários ;)

bottom of page