top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Fique a Par:

Dicas para um carnaval mais sustentável

Oi gente

Carnaval já está logo aí e, para você conseguir aproveitar com mais consciência e ainda se divertir muito, aqui vão algumas dicas:

1- Leve o seu próprio copo

imagem do instagram da @menos1lixo

Dessa forma você evita usar 1 copo descartável cada vez que for beber alguma coisa [o copo vale para os drinks também tá? ;)]

Esse copinho fofo aqui do lado da @menos1lixo é uma ótima opção pois é feito de silicone e é retrátil, o que o torna resistente e portátil =)

A imagem é do instagram da marca. Eu não tenho nenhuma foto dele pois ainda estou no aguardo do meu ='( Assim que ele chegar eu posto foto com ele. A menos 1 lixo está com lançamentos incríveis com novas cores de copos da coleção de carnaval. Vale a pena dar uma conferida.

Você acha ele disponível para comprar nos sites:

Apesar de eu amar o copinho da marca, tá valendo levar qualquer caneca ou copo para não usar descartável ;)

2- Utilize apenas glitter biodegradável

O glitter é feito de microplástico e têm um grande impacto no meio ambiente, em especial nos oceanos. Para saber mais sobre sobre o assunto clique aqui para ler a resenha do documentário A Plastic Ocean.

Atualmente já existem alternativas biodegradáveis para substituir o tradicional, e geralmente são feitas de algas marinhas, amido de milho e gelatina e são tão bonitos quanto.

Algumas marcas são:

(imagem do instagram da Pura Bioglitter)

(imagem de autoria própria)

Além de comprar pelo site de cada marca você também pode achar ambas na loja física El Cabriton- Rua Augusta 2008 São Paulo . O da pura glitter está sendo vendido por R$10 e o da Cintia Naomi custa R$15. Também estão sendo vendidos em alguns bloquinhos, é só ficar atento aos stories do intagram para saber aonde eles serão vendidos.

3- Recuse os brindes que você não for usar

No carnaval é comum que diversas marcas distribuam brindes tais como leques de papel, bandanas, copos e vários outros itens. Como toda pessoa eu sou apaixonada por brindes! Porém é essencial que você só pegue aqueles que você for realmente usar. Muitas pessoas acabam largando o que ganham no meio da rua e aquilo se transforma em lixo. Se você não precisar ou não for usar não pegue. Ou ao menos leve para casa com você.

4- Descarte seu lixo em um local apropriado

Isso é uma coisa que nem precisaria falar né? Infelizmente quando estamos nos divertindo acabamos esquecendo da nossa responsabilidade de descartar o lixo corretamente ou então ocorre o pensamento que os garis são pagos para essa função mesmo e não há problema em jogar o lixo no chão. Errado! Durante o carnaval são recolhidas toneladas de lixo das ruas no Brasil inteiro. Mesmo havendo planejamento e organização por parte das prefeituras é impossível dar conta do recado se a população não colaborar.

Outro problema grave é a quantidade de vidro quebrado que nós encontramos na rua. A maioria das pessoas costuma pular carnaval de chinelo e outros estilos de sapato aberto, se isso é um perigo mesmo pra quem está de sapato fechado imagina o perigo de quem está de chinelo! Algumas regiões possuem um ponto de coleta exclusivo para vidro, na qual as embalagens podem ser jogadas sem nenhum tipo de proteção pois são recolhidas por máquinas e não ferem os lixeiros. Fiquem atentos se não há um desses pontos perto de você ;) (imagem de um dos pontos de coleta, créditos da imagem na legenda da foto). Se não há, outra opção muito mais prática é optar por latinhas e embalagens de plástico ao invés do vidro. Há muitos catadores de lixo que esperam os bloquinhos passarem para recolherem as latas então dá pra ter quase certeza de que serão recicladas =) Ainda assim, não deixe de realizar o descarte correto em uma lata de lixo ou se possível separe os recicláveis.

créditos da imagem: https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/florianopolis-agora-tem-coleta-seletiva-exclusiva-para-vidros

E...é assim que você pode tomar atitudes mais sustentáveis no carnaval =)

bottom of page